Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / PT quer convocar Moro para explicar denúncias de Bebianno

PT quer convocar Moro para explicar denúncias de Bebianno

O ministro terá coragem?
publicado 19/11/2019
Comments
Untitled-13.jpg

(Crédito: Marcos Corrêa/PR)

Via PT na Câmara - O vice-líder da Bancada do PT na Câmara, deputado federal Rogério Correia (MG), protocolou nesta terça-feira (19), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, requerimento de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para que explique sua atuação – ainda no papel de juiz à frente da Lava Jato – como cabo eleitoral de Jair Bolsonaro na campanha presidencial do ano passado.

O requerimento baseia-se em denúncia do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gustavo Bebianno, em entrevista ao jornalista Fábio Pannunzio, de que o então juiz da Lava Jato se reuniu de cinco a seis vezes com aquele que seria o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, antes do primeiro turno da eleição, para negociar seu cargo no novo governo.

Relação promíscua

“Considero que o ministro Sérgio Moro deve explicações a esta Casa, as denúncias são muito graves e a administração pública precisa apurar em detalhes esta relação promíscua entre um juiz e candidatos favorecidos por suas decisões”, argumenta o deputado em seu requerimento.

O parlamentar recordou que neste ano Moro mentiu duas vezes no Congresso Nacional – na Câmara e no Senado – quando negou que tivesse tratado de sua nomeação para o governo Bolsonaro antes das eleições. “Houve uma tramoia no período eleitoral”, denunciou Rogério Correia.

Juiz que atuou como candidato e ministro

O deputado protocolou também requerimento em que convida Bebianno a prestar esclarecimento sobre sua denúncia em audiência pública a ser realizada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Em entrevista (veja o vídeo abaixo), Rogério Correia qualificou a denúncia de Bebianno como “muito séria”, pois como juiz Moro atuou como candidato a ministro, além de favorecer o seu futuro chefe, numa flagrante ilegalidade.

Foi assim, lembrou o parlamentar, que Moro proibiu entrevista de Lula à Folha de S. Paulo antes das eleições e inventou e divulgou à imprensa uma pseudo delação do ex-ministro Antônio Palocci para prejudicar o candidato do PT, Fernando Haddad. “E isso tudo depois te ter agido de má-fé e condenado Lula sem provas, para ajudar Bolsonaro na campanha eleitoral”, completou.

Assista ao vídeo do deputado Rogério Correia:

Protocolei há pouco requerimento de convocação a Moro para esclarecimentos sobre a denúncia do ex-ministro Bebianno. Além da suspeição num momento em que atuava como juiz, Moro mentiu aqui no Congresso, pois garantiu para nós que nunca havia sido sondado antes da eleição. Vídeo: pic.twitter.com/ijBtrzVl6e

— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) November 19, 2019

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!