Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Para criar seu novo partido, Bolsonaro quer coletar assinaturas no WhatsApp

Para criar seu novo partido, Bolsonaro quer coletar assinaturas no WhatsApp

Que novidade...
publicado 12/11/2019
Comments
Untitled-11.jpg

Jair Bolsonaro se prepara para usar os grupos de WhatsApp, fundamentais para espalhar fake news nas eleições 2018 e permitirem a sua vitória na corrida presidencial, para captar as assinaturas necessárias para o registro de seu novo partido, que deve se chamar Aliança Pelo Brasil.

Segundo reportagem da BBC Brasil, a ideia é abrir mão dos cabos eleitorais que coletam assinaturas em papel. Em seu lugar, entram os aplicativos de celular e os leitores digitais para reunir 500 mil assinaturas em 3 a 4 meses, ou seja, a tempo de lançar candidatos nas eleições municipais do ano que vem.

Os defensores da proposta dizem que usarão o recesso do Judiciário - de 20 de dezembro até 6 de janeiro - para mover uma campanha na internet em busca de assinaturas. O registro seria pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em janeiro de 2020.

Há, no entanto, dúvidas sobre o entendimento do TSE em relação à coleta digital. Apoiadores da ideia entendem que a resolução atual já permite o uso de meios digitais. A última alteração nessa resolução teve a relatoria de Admar Gonzaga, hoje advogado de Bolsonaro, e aconteceu em junho de 2018.

Depois, em dezembro do ano passado, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) consultou o TSE sobre a possibilidade de usar outro mecanismo - a chamada assinatura digital - para coletar apoios para um novo partido. A consulta ainda não foi decidida pela corte.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!