Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Guardian mostra como as fake news elegeram Bolsonaro

Guardian mostra como as fake news elegeram Bolsonaro

42% das mensagens da direita eram falsas!
publicado 30/10/2019
Comments
Zap.jpg

Original: Pedro França/Agência Senado

O jornal britânico The Guardian publicou hoje em seu site uma análise que demonstra como a campanha eleitoral de Jair Bolsonaro em 2018 foi beneficiada por uma avalanche de fake news.

O aplicativo, de propriedade do Facebook, é utilizado por mais de 120 milhões de pessoas no Brasil.

O jornal teve acesso ao WhatsApp Monitor, um banco de dados mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais, composto por milhares de mensagens compartilhadas diariamente em grupos do aplicativo.

A ferramenta forneceu ao Guardian cerca de doze mil mensagens compartilhadas durante o período eleitoral.

O resultado é estarrecedor: cerca de 42% de todas as mensagens classificadas como favoráveis à direita - conteúdos criados apoiadores de Bolsonaro, por exemplo - eram falsas!

Em comparação, apenas 3% das mensagens com conteúdos de esquerda eram fakes.

Das fake news direitistas, aproximadamente 48% tratavam de supostas fraudes nas urnas eletrônicas. Outros 14% eram ataques diretos a figuras da esquerda - na maior parte das vezes, utilizando xingamentos e apelando a discursos racistas, homofóbicos e sexistas.

O WhatsApp é um dos alvos da CPI das Fake News, que teve início nesta quarta-feira 30/X com depoimento do deputado federal Alexandre Frota, ex-bolsonarista.

Em 8/X, o WhatsApp admitiu o alto impacto das notícias falsas espalhadas através do aplicativo no processo eleitoral de 2018.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: