Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Kirchner: nunca mais a Argentina deve sucumbir ao neoliberalismo!

Kirchner: nunca mais a Argentina deve sucumbir ao neoliberalismo!

Chapa de esquerda deve derrotar Macri ainda no primeiro turno!
publicado 27/10/2019
Comments
Kirchner.jpg

Alberto Fernández e Cristina Kirchner no evento de encerramento da campanha, em Mar del Plata (Reprodução: Twitter/Fotos Públicas)

Na Argentina, os eleitores irão às urnas hoje 27/X para escolher o novo presidente da República. As seções eleitorais foram abertas às 8h da manhã por todo o país.

A previsão é de que a chapa de esquerda liderada por Alberto Fernández, com a ex-presidenta Cristina Kirchner de vice, vença a eleição ainda no primeiro turno: as pesquisas mais recentes apontam que Fernández e Kirchner devem ter 52% dos votos válidos, contra 32% do atual presidente Maurício Macri.

(Em 5/X, o candidato a vice de Macri, Michel Pichetto, apresentou uma ideia digna de Wilson Witzel para combater a violência em Buenos Aires: dinamitar as favelas!)

Maurício Macri, um arauto do neolibelismo e amigão do Bolsonaro, deverá, portanto, perder de levada.

A culpa é da assombrosa crise econômica em que ele próprio jogou o país!

As políticas de "austeridade" (sic) do Macri matam argentinos de frio, obrigam famílias a recorrer à caridade para ter o que comer e fazem com que movimentos sociais organizem "polentaços" contra a fome.

Em setembro, a Câmara dos Deputados decretou "emergência alimentar" no país!

Aproximadamente 35% da população da Argentina sucumbiu à pobreza. Já o desemprego atinge 10,6% da população economicamente ativa.

A derrota de Macri, portanto, é mais um (importante) passo em direção ao fim da breve guinada à direita na América do Sul.

Fernández e Kirchner encerraram a campanha eleitoral com um grande discurso na cidade de Mar del Plata: "estamos encerrando um ciclo histórico. Nunca mais a pátria deve voltar a cair nas mãos do neoliberalismo! Nunca mais essas políticas!", disse a candidata à vice-presidência.

Os resultados das eleições devem começar a ser divulgados às 21h deste domingo. A expectativa é que cerca de 90% da apuração esteja finalizada até a meia-noite.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: