Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Eleição no Uruguai deverá ser decidida no segundo turno

Eleição no Uruguai deverá ser decidida no segundo turno

Ex-presidente Pepe Mujica disputa vaga ao Senado
publicado 27/10/2019
Comments
Busqueda.jpg

Daniel Martínez, candidato da Frente Ampla (Créditos: Nicolás Agopián/Búsqueda)

Não é só a Argentina que tem eleições neste domingo 27/X: do outro lado do Rio da Prata, os uruguaios também irão às urnas hoje para escolher o próximo presidente do país.

Segundo as últimas pesquisas, o engenheiro Daniel Martínez, ex-prefeito da capital Montevidéu e representante da Frente Ampla, o partido de esquerda do atual presidente Tabaré Vázques, tem 33% das intenções de voto. Luis Pou, do Partido Nacional, de direita, tem 25%.

Dessa forma, Martínez e Pou devem seguir para um segundo turno em 24/XI.

Em seguida, com 12% das intenções de voto, está Guido Manini Rios, ex-general expulso do Exército pelo presidente Tabaré Vásquez em 2018 - no Uruguai, militar que dá pitaco na política vai em cana!

Apesar de pertencer a um partido conservador, com muitos simpatizantes da direita populista, ele busca se afastar da imagem do presidente brasileiro Jair Bolsonaro - esse responsável por derrubar a direita na América do Sul...

O ex-presidente Pepe Mujica, de 84 anos, concorre novamente ao cargo de Senador - o que deverá ajudar bastante o desempenho da Frente Ampla.

Além de escolher o novo presidente e renovar o Congresso Nacional, os uruguaios também irão responder a um plebiscito sobre a criação de uma "guarda nacional" militarizada - uma espécie de Polícia Militar.

É uma proposta polêmica: apesar de nenhum candidato apoiar oficialmente a criação de uma PM no Uruguai, pesquisas apontam que entre 39% e 53% da população é favorável à medida.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: