Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Após protestos, presidente do Chile pede que ministros entreguem os cargos

Após protestos, presidente do Chile pede que ministros entreguem os cargos

Manifestantes exigem nova Constituição!
publicado 27/10/2019
Comments
GGN.jpg

Ato em Santiago reuniu mais de um milhão de pessoas na sext-afeira 25/X (Reprodução: YouTube/TV GGN)

O presidente do Chile Sebastián Piñera solicitou neste sábado 26/X que todos os seus ministros coloquem os cargos à disposição.

O anúncio foi feito poucas horas depois de um ato histórico reunir mais de um milhão de manifestantes em Santiago, capital chilena, contra as políticas neoliberais de seu governo.

Foi a maior manifestação política no país desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet (esse ídolo dos bolsonários...).

"Pedi a todos os ministros para colocar seus cargos à disposição para poder estruturar um novo gabinete para poder enfrentar essas novas demandas", disse o presidente Piñera em pronunciamento na TV.

A medida, entretanto, não deve enterrar as manifestações imediatamente: durante todo o sábado, aconteceram protestos em Santiago e Valparaíso. Assim como nos últimos dias, houve confrontos entre manifestantes e o Exército e a Polícia.

Segundo o jornal La Tercera, os manifestantes também exigem uma nova Constituição para o Chile em 2020, como forma de garantir mudanças duradouras.

O presidente do Senado, Jaime Quintana, do Partido Pela Democracia (PPD) de centro-esquerda, concorda com a proposta: "mais cedo ou mais tarde, o modelo neoliberal seria fortemente rejeitado porque é um modelo desigual. Esta crise mostra que existe algo mais profundo que temos que resolver. E para isso será preciso uma nova Constituição. Precisamos incluir os povos indígenas, aumentar a presença do Estado em setores chaves para melhorar a vida das pessoas, como o da saúde".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,