Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Jornalista alemão chama "Aliança Pelo Brasil" de "SS Tupiniquim"

Jornalista alemão chama "Aliança Pelo Brasil" de "SS Tupiniquim"

Manuela d'Ávila: "é partido ou grupo paramilitar"?
publicado 24/11/2019
Comments
Untitled-6.jpg

Artista plástico presenteou a "Aliança Pelo Brasil" com painel feito de projéteis (Reprodução/Redes Sociais)

O painel com o logotipo da "Aliança Pelo Brasil" formado por cartuchos de balas, exibido durante a cerimônia de lançamento do novo partido de Jair Bolsonaro nesta quinta-feira 21/XI, suscitou muitas dúvidas a respeito da natureza da nova sigla.

"O que está nascendo é um partido ou um grupo paramilitar?", perguntou a candidata à vice-presidência em 2018 Manuela d'Ávila, do PCdoB, em seu Twitter.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) complementou: "aliança fascista e com clara inspiração paramilitar é lançada por quem está no poder. Pode?"

O jornalista alemão Gerd Wenzel, comentarista da ESPN Brasil e colunista da Deutsche Welle, comparou o evento de outubro de 2019 a outro momento histórico - um que aconteceu na Alemanha em abril de 1925:

"Nascimento da SS tupiniquim. A SS era uma organização paramilitar do Partido Nazista. Uma tropa de choque utilizada contra adversários políticos", disse o jornalista.

Nascimento da SS tupiniquim. A SS era uma organização paramilitar do Partido Nazista. Uma tropa de choque utilizada contra adversários políticos. https://t.co/2KSGN8ToaX

— Gerd Wenzel (@gerdwenzel) November 22, 2019

"Todo dia a democracia brasileira é fustigada de alguma forma", completou Wenzel. "Ontem [21/XI] foi a vez de se fundar um partido com base na bala".