Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Novo partido de Bolsonaro pode ficar de fora das eleições de 2020

Novo partido de Bolsonaro pode ficar de fora das eleições de 2020

"Aliança Pelo Brasil" poderá perder acesso ao fundo partidário!
publicado 21/11/2019
Comments
Alianca.jpg

Original: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro irá lançar oficialmente seu novo partido, a "Aliança Pelo Brasil", nesta quinta-feira 21/XI.

Bolsonaro e seus aliados apostam em lançar candidatos próprios já nas eleições municipais de 2020.

Entretanto, se não conseguir brechas na legislação, o novo partido poderá ficar sem acesso ao fundo eleitoral!

Explica-se: hoje, a distribuição do fundo partidário leva em consideração os votos que cada legenda recebeu nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados.

Como a "Aliança" não participou das eleições de 2018, o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o novo partido não receberá dinheiro público para o próximo pleito.

As informações são de Thais Arbex e Angela Boldrini, da Fel-lha.

A disputa pelo controle do fundo eleitoral foi, justamente, um dos motivos para a guerra civil do PSL.

Um outro obstáculo para a participação da "Aliança Pelo Brasil" nas eleições de 2020 é a necessidade de cerca de 492 mil assinaturas para a formalização do registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Aí os bolsonários também buscam mais uma brecha: para facilitar o processo, querem que o TSE permita a coleta de assinaturas via WhatsApp...

Não há nenhum indício de que o tribunal vá acatar o pedido, entretanto.

"Estamos aguardando a decisão do TSE se pode ocorrer a assinatura eletrônica. (...) De acordo com a decisão, a gente vai saber se forma para março ou para o final do ano que vem", disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, na manhã de hoje 21/XI.

Ele continuou: "se for possível [assinatura] eletrônica, a gente forma o partido para março. Se não for possível, eu não vou entrar em disputas municipais no ano que vem, estou fora".

Em tempo: segundo o PiG cheiroso, a "Aliança" irá adotar o número 80. O motivo? O "8" representa duas alianças e 80 é um número "fácil de digitar" na urna...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: