Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Escândalo: MP de Bolsonaro deixa trabalhador à própria sorte

Escândalo: MP de Bolsonaro deixa trabalhador à própria sorte

Medida Provisória permite suspensão de trabalho por 4 meses
publicado 23/03/2020
Comments
af2e8cfed54f46f0b4e98af0aecc0224.png

Reprodução TVT

O governo federal publicou no domingo (22/III) a Medida Provisória 927, que dispõe sobre as medidas trabalhistas que podem ser tomadas em meio ao estado de calamidade decorrente da propagação do novo coronavírus. O texto permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante a calamidade, que vai até o dia 31 de dezembro deste ano. 

No período em que o contrato for suspenso, a empresa poderá conceder ao trabalhador uma "ajuda compensatória mensal", mas sem natureza salarial, com "valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual".

Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade.

Na manhã desta segunda-feira (23/III), políticos e eleitores se manifestaram no Twitter. Os termos "MP de Bolsonaro" e "Essa MP" eram dois dos assuntos mais comentados na rede social.

Abaixo, leia alguns comentários. 

 

Isto é um crime inaceitável! O Supremo será acionado contra esta violência ! O Congresso Nacional precisa se reunir virtualmente e rejeitar este absurdo genocida! https://t.co/DrEGUSXFpE

— Ciro Gomes (@cirogomes) March 23, 2020

Caminho certo: mobilizar crédito abundante dos bancos públicos para MANTER salários dos trabalhadores, sem quebrar empresas. Caminho errado: jogar trabalhadores à própria sorte sem nenhuma proteção. O caminho certo tem sido adotado em vários países. O caminho errado só no Brasil

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 23, 2020

Bolsonaro não apenas FALA absurdos. Falar já é grave. Mas ele FAZ absurdos. Ele não tem sensatez nem sensibilidade social. Espero que o Congresso e o Supremo salvem o Brasil.

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 23, 2020

É inacreditável. Inacreditável:

MP de Bolsonaro deixa trabalhadores sem salário nos próximos 4 meses. Enquanto outros países estão proibindo demissões e garantindo salários, ele libera a suspensão dos contratos sem pagamento. Derrubar este canalha virou questão de sobrevivência!

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 23, 2020

A MP de Bolsonaro e Guedes é um crime contra o povo trabalhador. O mundo civilizado garante renda para manter o mínimo de condição de vida (comida, aluguel, medicamentos, luz, água). No Brasil retiram direitos trabalhistas e a renda. Como sobreviver a esse governo nefasto?

— Arlete Sampaio (@arletesampaio) March 23, 2020

Essa MP institui o desemprego em massa. Somando aos autônomos que ficarão sem renda, caminhamos para uma tragédia social sem precedentes no mundo. Bolsonaro tem que cair. https://t.co/Sfk71s835b

— Luciana Genro (@lucianagenro) March 23, 2020

A MP de Bolsonaro é um dos maiores ataques ao povo mais pobre que já ocorreu! Uma covardia sem precedentes! Esse também é o preço das reformas que foram aprovadas, quem votou a favor foi CRIMINOSO! O trabalhador está sendo massacrado! Vamos lutar CONTRA! https://t.co/MaFe6YcvqB

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) March 23, 2020

Enquanto você dormia, Bolsonaro e Guedes publicaram medida provisória que permite corte de salários e suspensão de contratos.
Dinheiro para o povo? Mais bolsas família? Que nada! É chicote no lombo do povo!https://t.co/soQi0yRkDt

— Margarida Salomão (@JFMargarida) March 23, 2020

O governo decidiu instituir o desemprego em massa durante a crise do coronavírus. Uma aberração promovida por um presidente descolado da realidade. Jair Bolsonaro conduz o Brasil em direção ao caos e deve ser afastado rapidamente, pelo bem do nosso povo.https://t.co/6s5Up4O8Z7

— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 23, 2020

MP de Bolsonaro permite demissão e corte de salários. Vai na contramão do q faz o mundo. Vamos precisar unir o Congresso pra reverter essa insanidade. Até o “mercado” já entendeu q precisamos de um Plano Marshall pra impedir q milhões sejam jogados na miséria simplesmente.

— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) March 23, 2020

- 12 milhões de desempregados.
- 40 milhões de informais.
- Com a MP de Bolsonaro, trabalhadores formais também ficarão sem salário.

É praticamente toda a população brasileira sem rendimento durante a pandemia.

Viveremos de pum de palhaço?
Esse é o Brasil de Bolsonaro

— Nilto Tatto (@NiltoTatto) March 23, 2020