Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Avaliação positiva de Bolsonaro desaba

Avaliação positiva de Bolsonaro desaba

Acabou, Bolsonaro
publicado 23/03/2020
Comments
eba04ed32993496691cd36ca4d0f0567.png

Crédito: Orlando Brito

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (23/III), mostra que a avaliação do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise do cornavírus é muito pior que a de governadores e do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, o presidente tem suas ações para combater a pandemia aprovadas por 35%, enquanto governadores são vistos como ótimos ou bons em seu trabalho por 54%.

Mesmo o Ministério da Saúde é mais bem avaliado que o presidente: 55% aprovam o trabalho da pasta de Luiz Henrique Mandetta.

São Paulo

O Estadão noticia que administração de Bolsonaro é considerada ruim ou péssima por 48% dos moradores da capital paulista, segundo sondagem do Ibope. Os que consideram a gestão ótima ou boa são 25%, e os que optam pelo conceito regular são 26%.

A desaprovação ao presidente não apenas é alta, mas também extremada: 40% dos paulistanos consideram a gestão péssima, e apenas 8% a veem como ruim. Ou seja, no universo dos eleitores insatisfeitos, oito em cada dez dão ao governo a pior avaliação possível.

O resultado da pesquisa foi colhido em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, e já mede a reação dos paulistanos às primeiras medidas do presidente e de seus auxiliares no enfrentamento do problema.

O fato de a desaprovação ao governo estar alta em São Paulo deve ser preocupante para o presidente porque a cidade concentra parte significativa de seus eleitores, e porque o desgaste pode ser um indicador do que acontece em outros redutos. No primeiro turno da disputa presidencial de 2018, Bolsonaro teve 2,8 milhões de votos na capital paulista, quase 1,5 milhão a mais do que o segundo colocado, Fernando Haddad (PT).