Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Trump deve permanecer na presidência

Trump deve permanecer na presidência

Senado dos EUA encerra hoje 05/II o julgamento de impeachment
publicado 05/02/2020
Comments
Untitled-1.jpg

Do G1:

O Senado dos Estados Unidos encerra nesta quarta-feira (5) o julgamento do impeachment de Donald Trump, e a expectativa é de que ele seja absolvido e mantido na presidência.

Para que Trump seja afastado do cargo, é necessário que dois terços dos 100 senadores (ou seja, ao menos 67 deles) votem nesse sentido, mas atualmente 53 são republicanos, e nenhum indicou que irá votar contra a posição de seu partido - o mesmo do presidente.

Embora tenha recebido o processo da Câmara no dia 16 de janeiro, o Senado começou realmente o julgamento na semana seguinte, no dia 21. Tanto a acusação quanto a defesa tiveram um período de 24 horas cada, divididas em três sessões, para apresentar seus argumentos.

Em seguida, foi realizada uma etapa de perguntas e respostas e, em uma votação no dia 31 de janeiro, foi rejeitada a proposta de convocação de novas testemunhas, o que teria prolongado o julgamento.

O impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara em 18 de dezembro, e ele se tornou o terceiro presidente do país a passar pelo processo. Nos dois casos anteriores (veja abaixo), os acusados foram absolvidos no Senado.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

registrado em: , , ,