Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / MP suspeita de laranjas no WhatsApp do Bolsonaro

MP suspeita de laranjas no WhatsApp do Bolsonaro

Foi assim que ele ganhou a eleição?
publicado 28/02/2019
Comments
MoroLaranja.jpg

Do UOL:

Investigação mira "laranjas" em disparos de WhatsApp de Bolsonaro e Haddad


A investigação sobre a distribuição em massa de notícias falsas para influenciar a disputa eleitoral entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) investe em uma nova linha de apuração. O MP (Ministério Público) pediu que as empresas que mantêm serviços de compartilhamento de mensagens, como WhatsApp e Facebook, indiquem nomes e contratos de todos os candidatos, partidos e coligações que compraram publicidade durante as eleições de 2018.

(...) A ideia é avaliar se políticos se dispuseram a servir como "laranjas" das duas candidaturas nacionais, comprando serviços para envio de mensagens em massa para os candidatos. Facebook e Twitter disseram que Bolsonaro não comprou esse serviço. Uma ação de terceiros teria o objetivo de despistar os investigadores.

Uma das hipóteses investigadas é a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para disseminar mensagens no pleito eleitoral à Presidência, mas no âmbito de outras candidaturas (deputados federais, estaduais, senadores, governadores). Seria uma forma de confundir órgãos de controle, afirma o pedido feito pelo promotor eleitoral Clayton Germano, ex-coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP do Distrito Federal.

(...) No ano passado, o jornal Folha de S.Paulo mostrou que empresários bancavam empresas de disparos de WhatsApp com notícias falsas contra o PT, o que fere a lei eleitoral e pode ser considerado caixa dois.

O UOL ainda revelou que, horas após a publicação da notícia, uma agência da campanha de Bolsonaro apagou registros de disparos. O PT também usou o sistema. A PGR (Procuradoria Geral da República) determinou a abertura de um inquérito para apurar eventual envio de notícias falsas. (...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!