Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Heleno quer que negociação com o Congresso se f...!

Heleno quer que negociação com o Congresso se f...!

Para ministro-general, acordo sobre execução de emendas é "chantagem"
publicado 19/02/2020
Comments
AugustoHeleno.jpg

Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo de Jair Bolsonaro está dividido em relação às negociações com o Congresso Nacional sobre a execução das emendas parlamentares

As emendas são propostas no orçamento do governo, nas quais os deputados federais podem influir na alocação de recursos, normalmente para a realização de obras públicas em suas bases políticas. Frequentemente são utilizadas como uma espécie de "moeda de troca" nas negociações entre Congresso e Executivo - e, a oito meses do pleito municipal de 2020, as emendas são fundamentais para reconquistar apoio eleitoral.

Os líderes das bancadas no Congresso querem ter controle sobre a ordem de execução das emendas no orçamento de 2020. Entretanto, a presidência se recusa a abrir mão dessa prerrogativa: o presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta dos parlamentares.

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, tentou na semana passada costurar um acordo: o veto presidencial poderia ser derrubado - mas, em troca, os parlamentares deveriam se comprometer em não punir gestores do Poder Executivo que descumprissem os prazos de execução das emendas.

Um dos principais conselheiros de Bolsonaro, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, entretanto, deixou bem claro que é contra tal acordo.

No intervalo de uma cerimônia no Palácio da Alvorada, na manhã de terça-feira 18/II, o ministro-general comentou o caso com Luiz Eduardo Ramos e com os ministros Paulo Guedes, da Economia e Onyx Lorenzoni, da Cidadania:

"Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se", disse Heleno.

O problema, segundo reportagem de Naira Trindade, Manoel Ventura e Daniel Gullino, no Globo, é que a frase vazou na transmissão ao vivo pela internet...

Em tempo: no UOL, o colunista Josias de Souza classificou a declaração de Heleno como "uma sugestão de autofornicação".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: