Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Eduardo Bolsonaro espalha mentiras sobre Greta Thunberg

Eduardo Bolsonaro espalha mentiras sobre Greta Thunberg

Ah, essa família...
publicado 26/09/2019
Comments

De Lucas Borges Teixeira, no UOL:

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou uma informação deturpada sobre o suposto financiamento da ativista climática sueca Greta Thunberg, responsável por um dos discursos mais contundentes na reunião do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta semana.

Segundo a postagem do deputado no Twitter na noite de ontem (25), Greta seria financiada pelo bilionário húngaro-americano George Soros.

"Vocês roubaram minha infância..." disse a garota financiada pela Open Society de George Soros. pic.twitter.com/5CzPDMd38O

— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 26, 2019

Eduardo é o candidato do pai, presidente Jair Bolsonaro (PSL), para ser o próximo embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.

FALSO: Greta Thunberg não é financiada por Soros

Não há indicação alguma de que Greta receba dinheiro de George Soros, bilionário famoso mundialmente por financiar iniciativas liberais por meio da fundação Open Society.

No site da fundação, onde são publicados todos os financiamentos, não há nenhuma menção a Greta ou à FFF (Fridays For Future), ONG climática internacional que ela representa.

Ao UOL, a assessoria internacional da FFF, baseada na Europa, também negou a informação. "Nós não recebemos nenhum financiamento de George Soros", declarou, em inglês.

De acordo com o texto compartilhado pelo deputado, a ligação entre Greta e Soros se daria por parte de Luisa Neubauer, representante da FFF na Alemanha e amiga de Greta. Segundo a corrente, Neubauer "é porta-voz de uma ONG fundada com o dinheiro da Open Society". No entanto, isto cai por terra visto que, hoje, a alemã representa a FFF.

A reportagem encontrou, por meio de outras acusações na internet, que Neubauer, 23, já fez parte da ONE Foundation, do músico Bono, do U2. Ela participou da ONE Youth (Juventude ONE, em tradução livre), em 2016, dois anos antes da fundação da FFF. De acordo com o site da ONE, a Open Society é uma das suas financiadoras. Junto a ela, entretanto, estão grandes multinacionais, como Apple, Bank of America e Coca-Cola, e outros bilionários, como Bill e Melinda Gates, George Lucas e Sheryl Sandberg, do Facebook.

Logo, não há qualquer ligação direta entre Soros e Greta Thunberg ou a FFF.

UOL tentou contatar Luisa Neubauer por e-mail. Em resposta automática, a ativista diz que tem recebido muitos pedidos e entrará em contato assim que possível.

Apuração semelhante sobre esta corrente foi feita pelo jornal "O Estado de S.Paulo", que também desmentiu o boato.

FALSO: Imagem com crianças negras é montagem

A imagem que acompanha a postagem de Eduardo Bolsonaro também é uma montagem. Nela, Greta está comendo a bordo de um trem enquanto, supostamente, crianças negras a observam.

A foto original, sem as crianças, foi postada pela própria jovem sueca em 22 de janeiro deste ano. "Almoço na Dinamarca", diz a legenda.

Lunch in Denmark. pic.twitter.com/LWKMQ9AuqR

— Greta Thunberg (@GretaThunberg) January 22, 2019

Após ser confrontado por uma seguidora, poucas horas depois de sua publicação, o deputado indicou que sabia que a imagem postada era falsa. "E alguém não percebeu isso?", respondeu o parlamentar.

Soros e Greta são alvos internacionais de fake news

Fake news que envolvem o bilionário húngaro-americano são comuns ao redor do mundo, compartilhadas em especial por páginas e grupos conservadores. Recentemente, foi divulgado que Greta seria neta de Soros, corrente desmentida pela "Agência Lupa".

No Brasil, o UOL Confere também já desmentiu um boato de que Soros seria um dos financiadores da campanha do então candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB).

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: