Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Congressistas dos EUA lançam resolução contra apoio de Trump ao Brasil

Congressistas dos EUA lançam resolução contra apoio de Trump ao Brasil

Vexame de Bolsonaro na ONU ainda traz consequências
publicado 25/09/2019
Comments
Untitled-6.jpg

(Reprodução/Redes Sociais)

Um grupo de congressistas de Washington apresentou nesta quarta-feira 25 uma resolução na Câmara dos Representantes que pode significar um golpe na relação entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro.

Um dia depois do discurso do presidente brasileiro na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, 16 parlamentares do Partido Democrata (que atualmente tem a maioria dos assentos na Câmara), assinaram documento em que solicitam o cancelamento da designação do Brasil como aliado preferencial extra-Otan.

O texto recomenda, ainda, a suspensão de todo o apoio militar e policial dos EUA ao governo brasileiro, “a não ser que o Departamento de Estado se certifique formalmente de que medidas efetivas estejam sendo tomadas para evitar mortes injustificadas promovidas por agentes de segurança brasileiros, para investigar e judicializar mortes de ativistas e para cumprir com normas internacionais de direitos humanos”.

Os parlamentares também pedem que o governo Trump se oponha a financiamentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento a “projetos que possam contribuir com o desmatamento ou incêndios em florestas tropicais da região amazônica”.

Na resolução, os congressistas ainda se dizem "profundamente preocupados com as ameaças a direitos humanos, o Estado Democrático de Direito, a democracia e o meio ambiente no Brasil".

Após a apresentação, o texto será encaminhado para avaliação de diferentes comissões de deputados. Segundo a BBC News, a resolução deve ser inicialmente apreciada por membros dos Comitês de Assuntos Estrangeiros e Forças Armadas.

Esta é a primeira vez desde 1989 que uma resolução discutindo questões ligadas a direitos humanos no Brasil é levada ao Congresso dos EUA. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: