Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Collor alerta: Bolsonaro pode ser impeachado!

Collor alerta: Bolsonaro pode ser impeachado!

Desprezar o PSL foi "erro crasso", afirma ex-presidente
publicado 17/11/2019
Comments
BolsonaroCollor.jpg

Em 1992, o então deputado Jair Bolsonaro votou a favor do impeachment de Fernando Collor (Reprodução: Rede Globo)

O ex-presidente Fernando Collor de Mello concedeu entrevista a Bernardo Mello Franco, no Globo deste domingo 17/XI em que fornece análise da atual situação do governo de Jair Bolsonaro.

Para Collor, atualmente Senador pelo PROS de Alagoas, existem semelhanças entre sua relação com o PRN - a sigla que o elegeu presidente em 1989 - e o tratamento que Bolsonaro concedeu ao PSL: "em outubro de 1990, nós elegemos 41 deputados. O pessoal queria espaço no governo, o que é natural. Num almoço com a bancada, eu disse: 'Vocês não precisam de ministério nenhum, já têm o presidente da República'. Erro crasso. O que está acontecendo com o Bolsonaro é a mesma coisa", diz o ex-presidente.

Ele continua: "logo no início, ele tinha que ter dado prioridade aos 53 deputados do PSL. E, a partir desse núcleo, construído a maioria para governar. Ele perdeu esse momento. Agora reúne a bancada para dizer que vai sair do partido? Erro crasso. Estou dizendo porque eu já passei por isso. Estou revendo um filme que a gente já viu".

Segundo Collor, Jair Bolsonaro não consegue realizar articulação política com o Congresso: "continuando do jeito que está, não vejo como este governo possa dar certo. São erros primários. (...) Ele tem que entender algo fundamental: o presidente da República é o líder político da nação. Como líder, ele tem que fazer política. E política se faz por intermédio dos políticos e dos partidos".

E Bolsonaro pode ser derrubado em um impeachment, como o próprio Collor o foi em 1992?

"É uma das possibilidades", afirma o ex-presidente. "Bolsonaro não vem se preocupando com a divisão da sociedade brasileira, que se aprofunda. O discurso dele acentua a divisão".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: