Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Polícia mata 9 apoiadores de Evo na Bolívia

Polícia mata 9 apoiadores de Evo na Bolívia

Exército trancou manifestantes em túnel na cidade de Cochabamba
publicado 17/11/2019
Comments
Bolivia1.jpg

Exército recebeu camponeses a tiros... (Reprodução: Rede Globo)

Policiais bolivianos leais ao governo interino - e golpista - da senadora Jeanine Áñez realizaram um massacre contra manifestantes a favor de Evo Morales na tarde desta sexta-feira 15/XI.

Em Cochabamba, no oeste do país, cerca de 400 pessoas - em grande maioria agricultores indígenas - tentaram marchar em direção ao centro da cidade. Soldados do exército e agentes da polícia impediram a continuação do ato e atacaram os manifestantes indiscriminadamente.

Nove manifestantes morreram e cerca de 115 ficaram feridos. Ao menos 169 pessoas foram detidas pela polícia.

Os protestos continuaram no sábado 16/XI: em Sacaba, na periferia de Cochabamba, um grupo de camponeses manifestantes foi trancado pelo Exército dentro de um túnel.

Em seu Twitter, o presidente legítimo Evo Morales pediu que as forças de segurança encerrem os ataques: "peço às Forças Armadas e à Polícia Boliviana que parem o massacre. Os uniformes das instituições da pátria não podem se manchar com o sangue do nosso povo", afirmou.

Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile e atual Comissária de Direitos Humanos da ONU denunciou "o uso desnecessário e desproporcional da força pela polícia e pelo Exército" e alertou que a violência das forças de segurança poderá levar a Bolívia "a sair do controle".

Apoiadores de Evo Morales continuam a realizar protestos de grandes proporções nas cidades de La Paz, El Alto e em outras regiões de maioria indígena - áreas de apoio ao seu partido, o Movimento Ao Socialismo (MAS).

Desde a renúncia do presidente Evo Morales no domingo 10/XI 23 pessoas morreram nos protestos na Bolívia.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: