Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Chilenos não querem promessas e exigem renúncia do presidente!

Chilenos não querem promessas e exigem renúncia do presidente!

Popularidade de Sebastián Piñera caiu para 14%!
publicado 29/10/2019
Comments
Pinera.jpg

Cartaz compara Sebastián Piñera ao ditador Augusto Pinochet (Reprodução: YouTube/Prensa Opal Chile)

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta segunda-feira 28/X que solicitou a troca de oito de seus ministros - cumprindo, assim, parte de sua promessa de "estruturar um novo gabinete" para cumprir as exigências das manifestações da última semana.

Na sexta-feira 25/X, um protesto contra as políticas de Piñera reuniu mais de 1,2 milhão de pessoas nas ruas de Santiago. No dia seguinte, o presidente chileno pediu a renúncia de todos os seus ministros.

Não adiantou: nesta segunda-feira 28/X, milhares de pessoas voltaram às ruas da capital Santiago e também de outras cidades importantes, como Antofagasta, Concepción, Temuco e Valparaíso.

Segundo a imprensa local, os protestos desta segunda-feira tinham como objetivo exigir do governo uma investigação séria a respeito da violência policial durante as manifestações da semana passada - ao menos vinte manifestantes morreram nos últimos dez dias.

Durante a tarde, milhares de pessoas se reuniram em frente ao Palácio de La Moneda, sede do executivo chileno, para exigir a renúncia de Sebastián Piñera e o fim da repressão policial.

Uma pesquisa do instituto CADEM publicada no domingo 27/X mostra que 80% dos chilenos consideram as propostas de Piñera insuficientes para atender às demandas dos manifestantes.

O mesmo levantamento aponta que a taxa de aprovação de Sebastián Piñera caiu para 14% - a mais baixa para um presidente chileno desde o fim da ditadura de Pinochet, em 1990.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: