Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bebianno: Bolsonaro chancelou repasses a Bivar para entrar no PSL

Bebianno: Bolsonaro chancelou repasses a Bivar para entrar no PSL

Ah, esse laranjal...
publicado 04/11/2019
Comments
Untitled-1.jpg

(Reprodução)

O ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que Jair Bolsonaro deu aval em 2018 a um acordo para repassar 30% do fundo eleitoral do PSL - cerca de R$ 2,7 milhões - ao diretório da sigla em Pernambuco, liderado pelo fundador do partido, o deputado federal Luciano Bivar. As informações são de Camila Mattoso e Ranier Bragon na Folha de S.Paulo.

Vale lembrar que Bivar é investigado sob a suspeita de desviar parte desses recursos por meio de candidaturas laranjas nas eleições do ano passado. Bebianno, por sua vez, foi presidente do PSL em 2018 e coordenou a campanha presidencial de Bolsonaro.

"Perguntado sobre quem seria o responsável pela definição das contas relativas aos fundos partidário e especial [eleitoral] para cada estado e seu correlato repasse para os candidatos durante o processo eleitoral, [Bebianno] respondeu que na forma do acordo político celebrado entre Jair Bolsonaro, Luciano Bivar, Fernando Francischini [então deputado federal pelo Paraná e aliado de Bolsonaro], Antônio Rueda [braço-direito de Bivar], Eduardo Bolsonaro [filho do presidente] e o declarante, parte relevante do fundo eleitoral, em torno de 30%, seria destinado para o estado de Pernambuco, estado original da fundação do PSL, e que os 70% restantes seriam distribuídos de acordo com o peso eleitoral de cada estado", diz a transcrição de trecho de seu depoimento à PF.

Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o diretório estadual de Pernambuco recebeu as maiores verbas, Bebianno disse que no começo de 2018 houve um acordo político entre Bolsonaro e Bivar para que o então pré-candidato entrasse no PSL. À época, Bolsonaro chegou a negociar com o Patriota, mas acabou ingressando no PSL.

No depoimento, Bebianno ainda afirmou não saber o que foi feito com o dinheiro repassado a Pernambuco.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!