Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Uruguai: candidato progressista defende a libertação de Lula

Uruguai: candidato progressista defende a libertação de Lula

Martínez, da Frente Ampla: Moro agiu politicamente!
publicado 04/11/2019
Comments
Untitled-3.jpg

(Reprodução/Frente Ampla)

Daniel Martínez, candidato de centro-esquerda pela Frente Ampla à Presidência do Uruguai, elogiou o presidente Lula e defendeu a sua liberdade.

“Lula tirou milhões de brasileiros da pobreza e criou possibilidades para coletividades historicamente esquecidas, o que me causa uma grande admiração e uma profunda sintonia com Lula”, disse Martínez, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno, ao Estadão.

“Como ficou demonstrado pelos áudios [divulgados pelo site The Intercept Brasil], o juiz que o inculpou e sua equipe atuaram com intenção política para impedir que ele se candidatasse às eleições”, completou.

Em 23/XI, Martinez enfrenta o conservador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, no segundo turno.

Vale lembrar que na quinta-feira 31/X o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai convocou o embaixador do Brasil no país, Antonio Simões, para cobrar explicações sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito das eleições presidenciais uruguaias. Bolsonaro disse, em entrevista ao Estadão, que torce por uma vitória do candidato da direita, Luis Lacalle Pou, que disputará o segundo turno em 24/XI com o governista Daniel Martínez.

Na quarta-feira 30/X, o próprio Lacalle Pou rejeitou o apoio de Bolsonaro.

"Me parece que não é boa coisa que diferentes políticos - e, neste caso, diferentes governantes - incidam, opinem no que pode chegar a acontecer em outro país. Por mais que goste um pouco mais um de outro, certamente esperaria os resultados. Ganhe quem ganhar, é com ele que precisaria me entender (...). Por sorte, o Uruguai não decide o que pensam os brasileiros; decide o que acontece e do que precisam os uruguaios", afirmou o candidato direitista. 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!