Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Bolsonaro na China: "estou em um país capitalista"

Bolsonaro na China: "estou em um país capitalista"

O chanceler Araújo vai ficar bem confuso!
publicado 24/10/2019
Comments
AraujoBolsonaro.jpg

Ernesto Araújo e o presidente Jair Bolsonaro (Créditos: José Dias/PR)

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta quarta-feira em Pequim, na China, para mais uma etapa de sua viagem pela Ásia e Oriente Médio.

A República Popular da China é governada pelo... Partido Comunista.

Como explicar isso ao seu eleitorado anti-comunista, anti-esquerdista, anti-petralha?

"Estou em um país capitalista", disse Bolsonaro ao Estadão.

Alguém deveria avisar o chanceler Ernesto Araújo, aquele que já falou em "levantar barricadas contra a China maoísta"...

De fato, o "socialismo de mercado" chinês tem sido, há anos, um dos principais motores do crescimento econômico global.

Não apenas por conta das grandes empresas de tecnologia - como a Huawei - ou extensivas manufaturas que fornecem produtos para todo o mundo, mas também pela enorme presença de 55 mil empresas estatais.

Durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro chegou a condenar a expansão econômica da China, ao afirmar que os chineses iriam "comprar o Brasil".

Agora, no mesmo mês em que a China comemora os setenta anos de sua Revolução Comunista, o discurso mudou: ele quer encontrar empresas chinesas dispostas a participar do processo de privatização das estatais brasileiras.

Inclusive empresas estatais chinesas!

Ou seja: algumas empresas públicas do Brasil capitalista, governado pelos bolsonários anti-comunistas, podem ser compradas por estatais que respondem ao Partido Comunista Chinês.

Depois dessa, o Araújo vai ficar bem confuso...

Em tempo: entre 2015 e 2017, empresas chinesas - entre elas, a estatal State Grid - já adquiriram o controle ou participação em 23 empresas brasileiras, especialmente na área de energia.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: