Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Privateiros chineses provocaram a treva no Norte e Nordeste!

Privateiros chineses provocaram a treva no Norte e Nordeste!

Como diz o professor Bercovici, serão encarcerados por "receptação dolosa"!
publicado 22/03/2018
Comments
D5.jpg

Do site da CUT:

Apagão provocado por empresa privada chinesa atinge todo Brasil


Um apagão, que teve início às 15h48, foi sentido em todo o Brasil, nesta quarta-feira (21). As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o restabelecimento da energia em 27 minutos. Já os estados mais atingidos foram Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins. Todos nas regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

De acordo com os trabalhadores do Sistema Eletrobras, a falha começou em uma linha de transmissão operada pela empresa privada chinesa State Grid, que opera Belo Monte/Furnas, após a realização de testes em pleno horário comercial.

Os trabalhadores, via grupos de whatsapp, explicam que para a Eletronorte ou qualquer outra operadora da Eletrobras fazer um “reaperto” em qualquer conexão de proteção é preciso trabalhar à noite, no feriado ou num domingo de madrugada. “Mas eles fizeram um teste como esse em circuitos com 4GW no horário comercial”, denunciam.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema causado, o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e Região (Sinergia), Wilson Marques de Almeida, explica que o sistema brasileiro é todo integrado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e uma pane como essa afeta todo sistema. O único estado que não tem essa interligação é Roraima, que recebe energia da Venezuela. (...)

Em tempo: sobre a "receptação dolosa", leia o artigo do professor Gilberto Bercovici, Quanto privatizarem, tanto reestatizaremos.

Em tempo2: se a treva tivesse ocorrida numa extensão comparável do território chinês, o que aconteceria com esses prodíjios? - PHA