Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Editora do Intercept-EUA: Moro queimou a imagem de "herói"!

Editora do Intercept-EUA: Moro queimou a imagem de "herói"!

Negação dele e de Dallagnol diante dos escândalos é chocante!
publicado 24/10/2019
Comments
Untitled-5.jpg

Sergio Moro, ex-juiz e hoje ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, queimou sua imagem internacional de "herói". É o que diz Betsy Reed, editora-chefe da versão estadunidense do site The Intercept.

A Chico Alves, do UOL, Reed disse também que a Vaza Jato é um caso emblemático porque "expõe a corrupção de quem se propõe a lutar contra a corrupção".

A jornalista afirmou que, nos Estados Unidos, a Lava Jato "era percebida como algo importante para a democracia brasileira, algo admirável". Mas reforçou que, depois dos vazamentos, ela percebeu "que tudo era muito pior do que imaginava. O partidarismo e a corrupção no processo judicial envolvido eram piores do que eu esperava que fossem".

Reed também lamenta não ter havido, até o momento, qualquer punição a Moro ou ao procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Mas vê como positivo o fato de, ao menos, ter havido discussão sobre o tema.

"Achamos que haveria grande impacto, mas vocês têm ainda Bolsonaro no poder e Moro como um super-ministro da Justiça. Enquanto essas pessoas estiverem controlando o sistema de prestação de contas, é difícil prever se vão responder pelo que fizeram. Até o momento não aconteceu o que nós esperávamos, como Dallagnol ir embora ou Moro sair do poder. Porém, um grande debate foi estimulado", disse ela ao UOL.

A editora classificou, ainda, como "chocante" a constante negação, por parte de Moro e dos procuradores, diante dos escândalos revelados pela Vaza Jato.

"Mais uma vez estão fazendo jogo político. Eles não vão admitir nada, a menos que sejam forçados a isso. Se as evidências forem aceitas em um tribunal, talvez sejam obrigados a responder pelo que fizeram. Antes que isso aconteça, não acredito que vão fazê-lo", afirma.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!