Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula chama o povo a retomar o espírito rebelde!

Lula chama o povo a retomar o espírito rebelde!

Não podemos assistir à destruição do Brasil!
publicado 24/10/2019
Comments
Untitled-10.jpg

(Crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Lula defendeu a importância de recuperar o "espírito rebelde" do povo brasileiro diante dos brutais retrocessos trazidos pelo governo Bolsonaro.

Em entrevista ao Brasil de Fato, quando questionado sobre como o povo, "que está vendendo o almoço para comprar o jantar", poderia ser insurgir contra o governo, Lula disse:

"Está terminando este primeiro ano [de governo Bolsonaro], vamos ver o que a gente pode fazer para os anos seguintes. O que não pode é deixar destruir o país como estão destruindo. Não se falam mais muitas coisas que a gente falava. Acho que não se tem mais casa popular – não se constrói mais casa popular –; a palavra 'emprego' não aparece mais; a palavra 'desenvolvimento' não aparece mais; as palavras 'redistribuição de renda' não aparecem mais. E a imprensa faz um sacrifício enorme. Quando o PIB cresce 0,000001%, eles vendem como se fosse uma coisa extremamente importante para o país. Assim, o tempo vai passando, e a gente está deixando de fazer a boa briga nesse país".

Lula também reforçou a importância de o PT "não perca o seu vínculo originário".

"Se o PT achar que o mundo se resolve apenas pela concepção parlamentar, não se resolve. Ou pela concepção de quem está administrando uma cidade ou um estado, não se resolve. O PT não pode abdicar de ouvir a sua base", disse Lula.

Ele ainda voltou a falar sobre as expectativas de que a Justiça o coloque em liberdade.

"Não foi a Justiça que me colocou aqui. A Justiça é uma coisa muito ampla. Quem me colocou aqui foi o Moro e os três juízes do TRF4, inclusive sem ler o meu processo. Se ele lesse o processo, eles iam ver que o Moro mentiu. Eles iam ver que o Dallagnol mentiu. O Dallagnol, aliás, deveria ter sido exonerado no dia em que ele leu o power point. Quando o cidadão passa uma hora e meia mentindo e depois da mentira ele fala: 'Não me peçam provas. Eu só tenho convicção'. Naquele ato, o Conselho Nacional do Ministério Público deveria ter exonerado esse rapaz pelo bem do serviço público. Ele foi mordido pela mosca azul e gostou. Ele tentou achacar a Petrobras, pegando R$ 2,5 bilhões para criar um fundo. Tentou fazer não sei mais o que com a Odebretch, pegando mais R$ 3 bilhões, ou seja, virou uma quadrilha. Eu acredito que a Justiça é muito heterogênea. Eu acredito que as pessoas vão ler a Constituição e cumprir a Constituição. Se não fizerem isso, vou continuar brigando aqui dentro. É o seguinte: eu não abro mão da verdade. Eu não abro mão", frisou Lula.

Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!