Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Xi deixa Bolsonaro na sala de espera...

Xi deixa Bolsonaro na sala de espera...

Presidente (sic) prefere ficar com príncipe que mata jornalista
publicado 30/06/2019
Comments
Untitled-6.jpg

Dois estadistas...

Conversa Afiada reproduz do Globo Overseas (empresa que tem sede na Holanda para lavar dinheiro e subornar agentes da FIFA com objetivo de ter a exclusividade para transmitir os jogos da seleção):

Bolsonaro cancela reunião bilateral com presidente da China, Xi Jinping

O presidente Jair Bolsonaro cancelou neste sábado um encontro bilateral com o presidente chinês Xi Jinping depois de algum tempo na sala de espera, enquanto o dirigente chinês estava com sua agenda atrasada por causa de outras reuniões.

O porta-voz da presidência, Otávio do Rêgo Barros, deu a informação por telefone aos jornalistas no momento em que funcionários chineses, ao verem encerrado um encontro de Xi com o presidente francês, Emmanuel Macron, entravam na sala para instalar a bandeira do Brasil.

O general explicou que Bolsonaro ''abdicou'' do encontro com Xi por razões logísticas. É que a delegação brasileira teria ainda de retornar do G-20 para o hotel, no centro de Osaka, e, depois, se dirigir ao distante aeroporto, para decolar no horário determinado.

Pela manhã (horário japonês), em entrevista, Bolsonaro afirmou que usaria a bilateral com Xi, horas depois, para ''desfazer mal entendidos'' com a China, numa aparente referência a declarações que fez, por exemplo, de que os chineses queriam comprar o Brasil, e não no Brasil.

Para demonstrar seu interesse nas boas relações com Pequim, Bolsonaro contou que quer visitar a China possivelmente em outubro. Em novembro, em todo caso, Xi Jinping participará em Brasília da reunião anual dos líderes do Brics, o grupo dos cinco grandes emergentes.

Com pouco tempo e muitos líderes, os encontros bilaterais à margem do G-20 se sucederam, às vezes provocando engarrafamento de assessores na ''red zone'', a área reservada às autoridades onde o Japão instalou dezenas de salas de reuniões. E realmente sempre há cancelamentos. O próprio Xi tinha encontro inicialmente com Bolsonaro na sexta-feira, após o encontro do Brics, mas pediu para ser arranjado outro horário quando chegou a Osaka. Macron tentou marcar conversa com Bolsonaro às 23h, recusada pelo presidente brasileiro.

(...)

Em tempo: o Presidente (sic) da República Federativa da Cloaca preferiu ficar com o príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, que a ONU acusa de ter orquestrado o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, no consulado saudita em Ancara, na Turquia. O príncipe também é responsável pelo extermínio de iemenitas, no país vizinho. Um estadista! - PHA

***


Leia também no Conversa Afiada:
 

registrado em: , , , ,