Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Weintraub pode ser enquadrado por injúria e difamação

Weintraub pode ser enquadrado por injúria e difamação

Ministro da Educação chamou membros do STF de "vagabundos"
publicado 27/05/2020
Comments
unnamed31.png

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, pode ter cometido seis crimes ao chamar membros do STF (Supremo Tribunal Federal) de "vagabundos".

Na terça-feira (26/V), o ministro Alexandre de Moraes determinou, no âmbito do inquérito das FakeNews, que Weintraub seja ouvido pela Polícia Federal para explicar a declaração feita na reunião ministerial do dia 22 de abril.

Na decisão, Moraes afirmou que há “indícios de prática” de seis delitos. Segundo o Código Penal, Weintraub pode ser enquadrado por difamação e injúria. Os outros estão tipificados em quatro artigos da lei que define os crimes contra a segurança nacional e a ordem política e social.

Um deles prevê pena de um a quatro anos a quem caluniar ou difamar os presidentes dos três Poderes e o da Câmara dos Deputados.

O terceiro estabelece uma pena de um a quatro anos de prisão para quem fizer propaganda que leve à discriminação racial ou perseguição religiosa. Nesses casos, a pena é aumentada em um ano quando a propaganda for feita em local de trabalho.

O último é o que se refere a quem incitar a subversão da ordem política e prevê reclusão de um a quatro anos.

 Com informações da Folha de S.Paulo.