Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Brito: Trump pode perder por causa da reabertura

Brito: Trump pode perder por causa da reabertura

Flórida, estado republicano, teve aumento de 1.393% nos casos de covid-19
publicado 11/07/2020
Comments
Trump.jpg

Reprodução: YouTube/TYT Nation

Por Fernando Brito, em seu Tijolaço:

Na capa e nas páginas internas, hoje, o The New York Times (veja ao lado) apresenta gráficos assustadores sobre o crescimento dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

Ontem, os EUA registraram um recorde de expansão da doença, com o registro de 68 mil casos em apenas 24 horas. Para comparar: na China, ao longo de toda a pandemia, foram registrados 83 mil casos.

Busquei os dados e assinalei no mapa veiculado pelo site Real Clear Politics, que sistematiza e pondera todas as pesquisas eleitorais daquele país.


Reprodução

Ainda há um número grande de estados que estão indefinidos e, no sistema eleitoral norte-americano, que tem uma eleição por delegados estaduais que ficam todos com o vencedor local, isso faz com que as vantagens obtidas pelo candidato democrata, Joe Biden, à frente perto de 10% na preferência geral, não lhe deem segurança da vitória eleitoral.

Mas há um enorme problema para Trump: os estados que balançam entre os dois candidatos, na sua maioria, estão experimentando uma disparada de casos de contaminação desde que se aplicou a reabertura da qual o atual presidente é o mais ardoroso defensor.

O Texas, maior dos colégios eleitorais indefinidos, com 38 delegados, teve um aumento de 680% no número de casos. A Flórida, com 29 votos, inacreditáveis 1,393% desde a reabertura, há dois meses e meio. Geórgia e Carolina do Norte, que somam 30 delegados, 245% e 269%, respectivamente. E assim vai em quase todos os outros estados onde há empate nas chances até agora.

Não se espante, portanto, pelo fato de Trump ter voltado a sacolejar a bandeira de um iminente golpe de esquerda (sim, ele faz isso, acredite) para atenuar a péssima imagem sobre sua capacidade de lidar com o problema sanitário.

E nisso, a opinião pública é implacável: 57,5% desaprovam e só 40% aprovam o trabalho do republicano em relação ao novo coronavírus.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!