Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / STF determina voto aberto pelo afastamento de Aécio

STF determina voto aberto pelo afastamento de Aécio

42% dos senadores ainda não revelaram o voto, segundo pesquisa
publicado 17/10/2017
Comments
Aecio.jpg

Créditos: Gabriela Korossy/Agência Câmara

Do G1:

Moraes determina que voto no Senado sobre afastamento de Aécio seja aberto


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a votação prevista para esta terça-feira (17) para analisar a eventual revogação do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar ocorra por meio de voto aberto e nominal. O magistrado concedeu uma liminar (decisão provisória) acolhendo um mandado de segurança apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Nesta terça, os senadores deverão apreciar no plenário se dão aval à decisão da Primeira Turma do STF que impôs, em 26 de setembro, o afastamento do mandato e o recolhimento domiciliar noturno do parlamentar tucano. (...)

Para que a liminar de Alexandre de Moraes sobre a votação aberta seja cumprida, o Senado precisa ser notificado da decisão judicial. No despacho no qual determinou a votação aberta, o ministro do Supremo ordenou que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), seja notificado "imediatamente" sobre o teor da decisão. (...)

Em tempo: ainda segundo o G1, 42% dos senadores se dizem indecisos ou não querem se posicionar antecipadamente em relação ao afastamento do Mineirinho. Dos 81 senadores, 18 se disseram a favor do afastamento de Aécio, 8 contra, e 34 indecisos ou não quiseram declarar o voto. Outros 7 não irão comparecer à sessão e 12 não responderam.