Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Senadores querem impeachment de Toffoli e Moraes

Senadores querem impeachment de Toffoli e Moraes

Sem esquecer, claro, do Ministrário Gilmar Mendes...
publicado 17/04/2019
Comments
Forca.jpg

Do Congresso em Foco:

Senadores vão pedir impeachment de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou, nesta terça-feira (16), que pedirá o impeachment do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e do ministro Alexandre de Moraes, por crime de responsabilidade e abuso de autoridade. Outros senadores, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lasier Martins (PODE-RS), já confirmam que vão assinar o pedido junto com Vieira.

Toffoli e Moraes são responsáveis, na Corte, por um inquérito aberto pelo próprio STF, há um mês, para apurar ataques à honra dos ministros do tribunal. A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, se manifestou nesta terça pelo arquivamento da investigação, que tem sido alvo crescente de protestos de autoridades e nas redes sociais desde a última segunda, quando Moraes determinou censura a uma reportagem que citava o presidente da Corte.

Para Vieira, que também é o autor do pedido de criação de uma CPI para investigar tribunais superiores (a chamada CPI Lava Toga), a investigação cometeu ilegalidades na última segunda (15), ao censurar uma reportagem da revista Crusoé e do site O Antagonista que citava Toffoli, e também nesta terça, ao ordenar buscas relacionadas a sete pessoas que "apenas emitiram opiniões em redes sociais" contra o Supremo, na avaliação do parlamentar. (...)

Na avaliação do senador, os dois ministros usurparam de sua competência. "O que Toffoli e Alexandre de Moraes foi criminoso", critica.

O senador afirma que o Supremo se apequena ao manter os dois ministros no cargo. "O Supremo fica do tamanho desses ministros, inexistente praticamente. Fica todo mundo no mesmo saco, comprometendo as instituições", afirma. (...)

Em tempo: sobre o(s) pedido(s) de impeachment do Ministrário Gilmar Mendes.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!