Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Rússia repudia o golpe na Bolívia e manda recado a Brasil e EUA

Rússia repudia o golpe na Bolívia e manda recado a Brasil e EUA

Moscou alerta para a submissão de Bolsonaro a Trump
publicado 11/11/2019
Comments
Untitled-6.jpg

(Cortesia: Kremlin)

A Rússia mandou nesta segunda-feira 11/XI um recado especialmente dirigido a Brasil e Estados Unidos: tenham bom senso e atuem de forma responsável.

O alerta se dá em meio ao golpe de Estado contra Evo Morales, que renunciou à Presidência da Bolívia. Moscou, a propósito, reconhece que a saída de Evo é, sim, um golpe, segundo a coluna de Jamil Chade no UOL.

"Causa profunda preocupação que a vontade do governo de buscar soluções construtivas, com base no diálogo, foi rejeitada por eventos que têm um padrão de um golpe de estado orquestrado", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"Estamos preocupados com a dramática evolução da situação na Bolívia, onde a onda de violência desencadeada pela oposição não permitiu que o mandato presidencial de Evo Morales fosse cumprido", afirmou o governo de Vladimir Putin.

"Apelamos a todas as forças políticas bolivianas para que sejam sensatas e responsáveis, para que encontrem uma solução constitucional para a situação no interesse da paz, da tranquilidade, da restauração da governabilidade das instituições do Estado, da garantia dos direitos de todos os cidadãos e do desenvolvimento social e econômico do país, ao qual estamos ligados por uma relação de amizade. Esperamos que esta abordagem responsável seja demonstrada por todos os membros da comunidade internacional, pelos vizinhos latino-americanos da Bolívia, pelos países extra-regionais influentes e pelas organizações internacionais", completa o alerta.

Jamil Chade informa que o comunicado foi interpretado na diplomacia brasileira como um recado direto para Brasil e EUA. Moscou tem visto com grave desconfiança a submissão do Brasil de Jair Bolsonaro aos EUA de Donald Trump.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!