Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Golpe na Bolívia: Evo Morales renuncia à Presidência

Golpe na Bolívia: Evo Morales renuncia à Presidência

Lula: uma elite que não sabe conviver com a democracia!
publicado 10/11/2019
Comments
Untitled-18.jpg

(Crédito: Presidência da Bolívia)

Um golpe de Estado triunfou na Bolívia: o presidente Evo Morales renunciou à Presidência no fim da tarde deste domingo 10/XI, em meio à crescente pressão das Forças Armadas, que pediam que ele deixasse o cargo para "pacificar o país".

"Me dói muito que nos tenham levado ao enfrentamento. Enviei minha renúncia para a Assembleia Legislativa Plurinacional. Estamos renunciando para que nossos humildes irmãos parem de ser agredidos. Não queremos confrontos", disse Evo Morales, afirmou Evo.

O vice-presidente, Álvaro García Linera, também renunciou. Mais cedo, ao menos três ministros também entregaram seus cargos.

A vitória do golpe de Estado se deu à base de violência contra militantes e líderes do Movimento ao Socialismo (MAS), intimidação de jornalistas, queima de residências e traição de aliados políticos do presidente.

Pouco depois da divulgação da notícia, o presidente Lula repudiou pelo Twitter o golpe de Estado contra Evo Morales:

Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres.

— Lula (@LulaOficial) November 10, 2019

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!