Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Renan detona semipresidencialismo

Renan detona semipresidencialismo

Eduardo Cunha nunca mandou tanto!
publicado 12/12/2017
Comments
Sem Título-13.jpg

De Andrea Jubé, no PiG cheiroso:

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi às redes sociais criticar a articulação do presidente Michel Temer para implantar o semipresidencialismo no país, bem como a nomeação do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) para a Secretaria de Governo. A posse do novo articulador político está agendada para a próxima quinta-feira.

"Temer não reformou as aposentadorias. Mas, instalou o semipresidencialismo no país. Na quinta-feira, com a posse de Carlos Marun, completará o Primeiro Gabinete: o gabinete Eduardo Cunha. A partir daí, teremos problemas com o surgimento de novo personagem na cadeia sucessória. Quem falará como chefe de governo? E como primeiro-ministro? Não é duplo sentido ... é preocupação mesmo", escreveu Renan.

O ex-presidente do Senado repercute matéria publicada nesta segunda-feira no Valor sobre a evolução das articulações para aprovar a emenda do semipresidencialismo. Com a extinção do cargo de vice-presidente da República, a pauta pode afetar o arranjo das coligações para a sucessão presidencial.

Um grupo de lideranças políticas, capitaneado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, quer retomar os debates sobre a instituição do semipresidencialismo no Brasil no início do ano que vem. Nos últimos dias, uma minuta de emenda constitucional instituindo o semipresidencialismo, redigida por Gilmar, circulou nas mãos do presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

(...)