Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Quarentena já! 41 juízes e membros do MP disputaram as três últimas eleições!

Quarentena já! 41 juízes e membros do MP disputaram as três últimas eleições!

E Moro vem aí...
publicado 31/07/2020
Comments
Untitled-11.jpg

Como o Conversa Afiada mostrou nesta semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendem uma quarentena para juízes que desejam abandonar a toga para se candidatar a algum cargo público em eleições. Maia, inclusive, disse que em breve colocará o projeto em votação e que a restrição, se aprovada, deverá valer já a partir de 2022.

A propósito, o site Metrópoles publicou nesta sexta-feira 31/VII a informação de que 41 juízes e membros do Ministério Público disputaram cargos políticos nas últimas três eleições. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram analisadas pelo núcleo de jornalismo de dados do site.

Em 2018, oito magistrados e quatro integrantes do MP se candidataram. Deles, apenas a deputada Federal e juíza Dra. Vanda Milani (Solidariedade-AC) foi eleita. Oito ficaram como suplentes federais ou estaduais.

"Em 2014, nenhum magistrado se candidatou e apenas oito procuradores tentaram a eleição — uma diferença de 44% em relação a 2018. À época, apenas Adilson Silva dos Santos conseguiu ser nomeado como segundo suplente no Senado pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), atual Patriota. Em 2016, a disputa das eleições municipais foi bem mais visada pelos profissionais: 21 enfrentaram as urnas em busca de um cargo na política brasileira como prefeitos ou vereadores. Seis conseguiram", informa o Metrópoles.

E em 2022, ao que tudo indica, o ex-juiz (sic) Sergio Moro vem aí...