Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Maia: quarentena para juízes deve valer já em 2022

Maia: quarentena para juízes deve valer já em 2022

Tchau, Moro
publicado 29/07/2020
Comments
Untitled-25.jpg

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira 29/VII que deve colocar em votação em breve um projeto de lei que prevê  quarentena para juízes que largam a magistratura para se lançar à política.

Segundo Maia, a ideia é que a nova regra já valha para a próxima eleição presidencial, em 2022. Ele concordou com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que defendeu um prazo de oito anos para que um magistrado dispute um cargo público após pendurar a toga.

“Acho que o presidente Toffoli está correto. Já existem projetos tramitando na Casa e acho que essa matéria está sendo amadurecida e muito perto de se chegar a um entendimento de que as carreiras não podem ser utilizadas como trampolim”, disse Maia, citado pelo Estadão.

Para o presidente da Câmara, porém, a questão do prazo ainda não está definida. “Não discuto nem prazo, mas o presidente Toffoli já conhece a política, trabalhou no Parlamento, é um grande presidente do STF. O Parlamento deve ouvir a proposta do presidente Toffoli e decidir pelos oito anos, por seis anos, por quatro anos...aí é uma decisão do Senado. Muita gente quis votar no primeiro trimestre, mas com a pandemia acabou atrasando", completou.