Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Presidente do Senado chileno cobra forte resposta a crueldade de Bolsonaro!

Presidente do Senado chileno cobra forte resposta a crueldade de Bolsonaro!

Bolsonaro atacou todos os chilenos!
publicado 04/09/2019
Comments
Sem Título-1.jpg

Jaime Quintana: Bolsonaro agride as vítimas da Ditadura! (Reprodução/La Tercera)

Do jornal La Tercera, de Santiago, Chile, com tradução do Conversa Afiada:

O presidente do Senado chileno, Jaime Quintana, se referiu às duras declarações formuladas pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro contra a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, a quem ele acusou de "se intrometer" nos "assuntos internos e na soberania" do país. Ele também se referiu ao pai de Michelle, general Alberto Bachelet, a quem descreveu como "comunista" e acrescentou que havia sido "derrotado" pelo "pessoal de Pinochet".

Depois de tomar conhecimento dessas palavras, o presidente do Senado disse que "as falas de Bolsonaro" deveriam causar uma rejeição transversal e vigorosa de todos os setores políticos do Chile. Há referências a questões de direitos humanos e nessa questão devemos ter uma única linha e o mesmo padrão, onde quer que sejam levados.”

Nesse sentido, acrescentou que com essas declarações "ele agride a memória dos chilenos e das vítimas de violações dos direitos humanos".

Quintana também cobrou do governo um pronunciamento sobre o assunto. “Esperamos uma forte resposta do presidente [Sebastián] Piñera e do Ministério das Relações Exteriores. É bastante violento ver o presidente Piñera endossar permanentemente Bolsonaro, simpatizar com ele; então gostaríamos de uma reação muito forte ao que é um ataque contra todos os chilenos e chilenas".

Questionado sobre o envio de uma nota da Câmara Alta para solicitar uma reação oficial do Chile, o senador explicou que “não tenho dúvidas de que as comissões de Direitos Humanos e Relações Exteriores do Senado tomarão nota desta situação; farão o governo conhecer os seus pontos de vista".

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: