PDT aciona o STF para que Bolsonaro explique fala sobre "fraude na eleição"
(Crédito: Alan Santos/PR)
O PDT acionou nesta quarta-feira 11/III o Supremo Tribunal Federal (STF) para que Jair Bolsonaro explique as declarações, feitas em Miami (EUA) nesta semana, de que houve fraude na eleição presidencial de 2018. O partido pede que ele esclareça “se houve equívoco nos dizeres proferidos em desfavor do regime democrático, da Justiça Eleitoral, da confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação”.
O partido solicita que Bolsonaro apresente ao STF quais provas reuniu, além de dizer como obteve as informações e se acionou órgãos de investigação para apurar eventuais delitos.
“Frise-se que até o presente momento, o excelentíssimo senhor presidente da República não apresentou as provas necessárias a confortar a veracidade do alegado. Ao ser indagado acerca do tema, o senhor Jair Messias Bolsonaro, baluarte dos assaques contra a mídia e a liberdade de imprensa, entroniza o silêncio como resposta às manifestações que ele próprio deu causa, no que se demonstra de forma solar o intento ardil em propagar inverdades e equívocos difamadores das instituições do país”, sustenta o PDT.
À tarde, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tratou do assunto nas redes sociais:
Eu e o PDT estamos entrando com uma interpelação judicial pedindo para que ele se explique sobre essa acusação tão grave. O presidente da República precisa começar a agir conforme demanda seu cargo. #AnulaTSE
— Carlos Lupi (@CarlosLupiPDT) March 11, 2020
