Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Oficial: oposição pede a cassação de Eduardo Bolsonaro

Oficial: oposição pede a cassação de Eduardo Bolsonaro

Com a democracia não se brinca!
publicado 05/11/2019
Comments

Deputados federais de PT, PSOL, PDT, PSB e PCdoB oficializaram nesta terça-feira 5/XI o pedido de representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), após suas ameaças sobre um novo AI-5 em caso de "radicalização da esquerda". A denúncia dos parlamentares sustenta que Eduardo faz apologia à ditadura militar. Por isso, eles defendem a cassação do filho 03 de Jair Bolsonaro.

Mais cedo, o perfil do PSOL no Twitter antecipou a decisão:

Deputados da oposição vão protocolar pedido de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara nesta tarde. Não aceitaremos falas como as do "novo AI-5". Com a democracia não se brinca! pic.twitter.com/1woQLmjYi2

— PSOL 50 (@psol50) November 5, 2019

Na semana passada, em entrevista ao canal de Leda Nagle no YouTube, Eduardo disse que "vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 60 no Brasil".

“E uma resposta, ela pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito como ocorreu na Itália… Alguma resposta vai ter que ser dada. Porque é uma guerra assimétrica, não é uma guerra em que você está vendo o seu inimigo do outro lado e você tem que aniquilá-lo como acontece nas guerras militares. É um inimigo interno, de difícil identificação aqui no País. Espero que não chegue a esse ponto, né, mas a gente de que estar atento".

Horas depois da divulgação do vídeo, tentou recuar. Mas continuou a cobrar repressão à esquerda.

“Eu talvez tenha sido infeliz em falar no AI-5, porque não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5, mas, nesse cenário [de manifestações como no Chile], o governo tem que tomar as rédeas da situação. Não pode, simplesmente, ficar refém de grupos organizados para promover o retorno. […] Não convém a mim a radicalização”afirmou em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Band.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!