Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / MPF apura lavagem de dinheiro de Verônica Serra com obras de arte

MPF apura lavagem de dinheiro de Verônica Serra com obras de arte

326 mil euros por "quatro Portinaris"
publicado 06/07/2020
Comments
Untitled-30.jpg

(Arquivo)

O Ministério Público Federal (MPF) investiga uma suposta operação de compra e venda de quatro obras de arte de Cândido Portinari por uma offshore controlada por Verônica Serra, filha do senador José Serra (PSDB) e alvo, como o pai, da Operação Lava Jato por "lavagem de dinheiro transnacional".

Segundo reportagem do Estadão nesta segunda-feira 6/VII, o MPF entende que a transferência de 326 mil euros para a offshore Dortmund teria sido feita pela Hexagon, outra offshore, esta controlada pelo empresário José Amaro Ramos, acusado de usar contas no exterior para repassar dinheiro a Serra.

Para o MPF, as buscas na casa de Serra poderiam "elucidar" a negociata. “Assim, é possível esclarecer na busca se há a existência de lavagem de dinheiro em favor de José Serra por meio de obras de arte, com o respectivo pagamento no exterior, ou se trata-se apenas de uma justificativa formal para a transferência”, afirmou a Lava Jato. “A presença de obras de arte na residência de José Serra que possam ter sido utilizadas para a lavagem de ativos de origem ilícita não é, portanto, mera suposição, mas sim algo de alta probabilidade e que justifica a medida visada”.

O juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, no entanto, autorizou somente a busca por registros das transações, negando a apreensão das obras de arte na operação deflagrada na semana passada.