Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Merkel: pandemia expôs os "populistas que negam fatos"

Merkel: pandemia expôs os "populistas que negam fatos"

Eis a indireta mais direta de 2020
publicado 08/07/2020
Comments
Untitled-19.jpg

(Foto 1: Alan Santos/PR - Foto 2: Reprodução/CNN)

A presidenta temporária da União Europeia e chanceler da Alemanha, Angela Merkel, mandou nesta quarta-feira 8/VII um duro recado a chefes de Estado que se recusaram a admitir a gravidade da pandemia do novo coronavírus.

"Estamos vendo no momento que a pandemia não pode ser combatida com mentiras e desinformação, e nem pode ser com ódio e agitação", disse Merkel. "O populismo que nega os fatos está mostrando seus limites", completou a alemã, arrancando aplausos.

Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, Merkel não citou nomes, mas seu discurso, no meio diplomático, foi interpretado como um recado a Donald Trump e Jair Bolsonaro.

"Na comunidade internacional, os dois presidentes passaram a ser considerados como os principais expoentes de um comportamento negacionista em relação à gravidade do vírus. Os dois países são, hoje, os que acumulam os maiores números de mortes e de casos. Em ambos os casos, a manipulação de dados e o questionamento da ciência fizeram parte da resposta à pandemia", escreveu Chade.