Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Freixo: "Bolsonaro não é só um presidente incompetente. É uma pessoa ruim"

Freixo: "Bolsonaro não é só um presidente incompetente. É uma pessoa ruim"

PSOL quer reverter descaso do governo com os indígenas
publicado 08/07/2020
Comments
Untitled-21.jpg

(Foto 1: Agência Câmara - Foto 2: Marcos Corrêa/PR)

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) detonou nesta quarta-feira 8/VII os vetos aplicados por Jair Bolsonaro à lei com medidas de proteção a povos indígenas na pandemia do novo coronavírus. Entre os vetos, está o que previa que o governo fosse obrigado a fornecer aos povos indígenas “acesso a água potável” e “distribuição gratuita de materiais de higiene, limpeza e de desinfecção para as aldeias”.

"Bolsonaro não é só um presidente incompetente. Ele é uma pessoa ruim. Ao negar água e materiais de higiene e limpeza a indígenas e quilombolas, o presidente está usando a pandemia para concretizar seu projeto genocida contra os povos tradicionais. Nós vamos derrubar essa medida", escreveu Freixo nas redes sociais.

Para justificar (sic) os vetos, o governo federal afirmou que o texto criava despesa obrigatória sem demonstrar o “respectivo impacto orçamentário e financeiro, o que seria inconstitucional”.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o país somava 10,3 mil casos confirmados de coronavírus entre indígenas e 408 mortes em 2/VII.