Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula: Bolsonaro é um falso patriota!

Lula: Bolsonaro é um falso patriota!

No WhatsApp, Jair Messias compartilha vídeos sobre atos anti-Congresso
publicado 26/02/2020
Comments
Bolsonaro.jpg

Créditos: José Cruz/Agência Brasil

Na noite desta terça-feira 25/II, o presidente Jair Bolsonaro distribuiu, via WhatsApp, dois vídeos de apoio às manifestações a seu favor marcadas para o próximo dia 15/III.

Um dos vídeos, de pouco menos de dois minutos, afirma que Bolsonaro "sofre calúnias e mentiras" e precisa do apoio da população nas ruas para continuar seu trabalho.

O ato é organizado por grupos de direita que possuem pautas diversas - desde aqueles que defendem as reformas neoliberais aos que apoiam intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Parlamentares da oposição consideraram a manifestação de Bolsonaro como um ataque às instituições e à Democracia. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara, defendeu uma reunião de emergência para debater o tema. "Temos que parar Bolsonaro! Basta! As forças democráticas deste País têm que se unir agora", afirmou. "Ou defendemos a democracia agora ou não teremos mais nada para defender em breve".

O deputado Paulo Pimenta (PT-SP) também criticou os vídeos. "Atentar contra a Democracia e o estado democrático é crime de responsabilidade. Se nos calarmos, seremos cúmplices".

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) também se manifestou em seu Twitter: "se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF, não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir", disse Ciro. "É criminoso excitar a população com mentiras contra as instituições democráticas e sem causa nenhuma, a não ser sua agenda anti-pobre, anti-produção e entreguista de nossas riquezas aos estrangeiros".

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro e seu ministro do Gabinete de Segurança Institucional, gal. Augusto Heleno, provocam "manifestações contra a Democracia, a Constituição e as instituições, em mais um gesto autoritário de quem agride a liberdade e os direitos todos os dias".

Lula também classificou Bolsonaro como "um falso patriota que entrega nossa soberania aos Estados Unidos e condena o povo à pobreza. Um falso moralista que acoberta o Queiroz e outros corruptos e criminosos".

Não está claro se foi o próprio Jair Bolsonaro que publicou os vídeos - o senador Major Olímpio (PSL-SP), por exemplo, acredita que os filhos do presidente sejam os responsáveis pela obra. "Isto faz esgarçar de vez a relação do Executivo com o Congresso. Isto pode levar a uma ruptura institucional", afirmou.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: