Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Kakay: derrota de Moro no pacote "anticrime" foi acachapante!

Kakay: derrota de Moro no pacote "anticrime" foi acachapante!

Perde o Moro, ganha o Brasil
publicado 26/12/2019
Comments
Untitled-1.jpg

(Crédito: Marcos Corrêa/PR)

O respeitado advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, vê a sanção do pacote "anticrime" por Jair Bolsonaro como uma gigantesca derrota do ministro Sergio Moro, especialmente por causa da criação do chamado juiz de garantias, que tem a função de deliberar sobre decisões tomadas ao longo da investigação, antes da instauração de processo criminal. O objetivo é assegurar que os direitos individuais do investigado sejam assegurados.

A criação da figura do juiz de garantias não constava do projeto inicial de Sergio Moro e foi inserida no texto durante apreciação pela Câmara dos Deputados. Moro, inclusive, criticou novamente na quarta-feira 25/XII esse trecho do pacote, o que levou a um movimento organizado de moromínions nas redes sociais, que classificaram Bolsonaro como um traidor (até o ministro da suposta Educação embarcou nessa história).

Ao que diz Kakay:

A derrota do Ministro Moro com o seu pacote anticrime foi acachapante. O Ministro teve o seu projeto, apresentado sem nenhuma discussão séria, quase completamente modificado. Todos os principais pontos foram modificados. Na realidade o projeto que foi apresentado e aprovado foi fruto, na verdade, do enorme esforço do Grupo de Trabalho criado pelo Presidente da Câmara Rodrigo Maia.

O GT ouviu a sociedade e especialistas e trabalhou também com o projeto antes apresentado pelo Ministro Alexandre de Moraes. Mas o que foi aprovado foi fruto deste debate coordenado pelo Grupo de Trabalho. A estratégia do político Moro de dar a impressão que perdeu pouco, ou que foi vitorioso, foi desmascarada quando o próprio Presidente da República não vetou o Juiz de Garantia, cujo veto parecia questão de honra para o político Moro.

Sempre afirmei que o setor de marketing da Operação Lavajato é muito mais competente do que o setor jurídico da operação. Como ex chefe da Força Tarefa da operação lavajato o atual Ministro da Justiça continua a investir em marketing. O Ministro tem o apoio de sempre dos setores conhecidos e ele continua posando como se seu projeto tivesse sido vitorioso. Porém para quem entende do assunto sabe que, felizmente, a realidade é outra. Ganhou a sociedade, o cidadão e o estado democrático de direito.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!