Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Câmara derruba principais propostas do "Pacote Anticrime"

Câmara derruba principais propostas do "Pacote Anticrime"

Polícia não terá licença para matar "sob violenta emoção"
publicado 05/12/2019
Comments
Moro.jpg

Ministro Moro foi à Câmara, mas não conseguiu reverter o resultado (Créditos: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

Nesta quarta-feira 4/XII a Câmara dos Deputados aprovou, por 408 votos, nove contra e duas abstenções, o chamado "Pacote Anticrime" do ministro da Justissa Sérgio Moro.

O texto original propunha mudanças em quatorze leis federais, com a desculpa de combater o crime organizado no Brasil.

Juristas e organizações de direitos humanos, entretanto, afirmam que diversas das propostas acabariam por facilitar casos de abusos de autoridade e aumento da violência policial - como o afrouxamento do excludente de ilicitude e a possibilidade de perdão a agentes de segurança que abrirem fogo contra suspeitos, caso encontrem-se "sob violenta emoção"...

Essas foram duas das propostas derrubadas pelos deputados na sessão de ontem.

Também caíram a possibilidade de plea bargain - quando um suspeito de crime grave poderia fazer uma confissão em troca de redução da pena, sem necessidade de julgamento - e o fim das audiências de custódia.

O ministro Moro compareceu à Câmara durante a tarde para tentar reverter a queda desses pontos - sem sucesso, entretanto.

Uma das vitórias do ex-Judge Murrow foi a aprovação do aumento máximo de cumprimento de pena - de trinta para quarenta anos.

Nas redes sociais, parlamentares da oposição comemoraram o resultado. O deputado federal Alexandre Padilha, do PT de São Paulo, afirmou que a votação retirou "as excrescências de Moro, como o excludente de ilicitude".

Marcelo Freixo, do PSOL do Rio, também concordou: "nós derrotamos os abusos propostos no pacote Moro que seriam desastrosos para a segurança, como o excludente de ilicitude, que nada mais é que uma licença para matar, e medidas que fariam explodir o sistema prisional, ampliando o caos e fortalecendo as facções criminosas. (...) Nos mobilizamos e impedimos retrocessos graves".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: