Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Jean Wyllys vai à Justiça contra Carlos e Eduardo Bolsonaro por fake news no caso Adélio

Jean Wyllys vai à Justiça contra Carlos e Eduardo Bolsonaro por fake news no caso Adélio

"É a prática recorrente do bolsonarismo"
publicado 28/05/2020
Comments
Untitled-6.jpg

(Redes Sociais)

O ex-deputado federal Jean Wyllys entrou, nesta quinta-feira 28/V, com ações judiciais no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filhos de Jair Bolsonaro, além do pseudo-filósofo e astrólogo Olavo de Carvalho e outras sete pessoas ligadas a Bolsonaro. 

Wyllys pede indenizações por danos morais que variam entre R$ 20 mil e R$ 100 mil, além de retratações públicas e da exclusão de publicações difamatórias em redes sociais. Ele foi alvo de uma campanha baseada em notícias falsas que o associou a Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro em 2018.

“Estou lutando contra uma indústria de fake news, contra o uso sistemático e premeditado de mentiras para difamar adversários, incendiar milícias digitais e desviar o foco dos escândalos governamentais e de seu projeto de poder autoritário”, afirmou Wyllys.

Além de Carlos e Eduardo Bolsonaro e Olavo de Carvalho, Wyllys também está processando os deputados federais Bia Kicis e Bibo Nunes, ambos do PSL; o advogado Frederick Wassef, responsável por defesa da família do presidente em diferentes processos; o jornalista Oswaldo Eustáquio; o ativista Luciano Carvalho de Sá (conhecido como Luciano Mergulhador); o youtuber Ed Raposo e o empresário Otávio Fakhoury.

“Esta é a prática recorrente do bolsonarismo: sequestrar a verdade, torturar os fatos até que eles sirvam aos seus propósitos políticos. A Justiça precisa responder à altura dos riscos que corre a democracia brasileira”, disse um dos advogados de Jean Wyllys, João Tancredo.