Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Irresponsabilidade: Eduardo Bolsonaro compartilha notícia antiga sobre a Itália para confundir seguidores

Irresponsabilidade: Eduardo Bolsonaro compartilha notícia antiga sobre a Itália para confundir seguidores

Ele sequer leu a reportagem...
publicado 25/03/2020
Comments
Untitled-32.jpg

(Crédito: Marcos Corrêa/PR)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tentou mais uma vez confundir a população e, de modo irresponsável, compartilhou nesta quarta-feira 25/III uma notícia do site El País publicada em 28/II - portanto, há quase um mês. O título da reportagem é "Itália muda estratégia contra o coronavírus para combater o alarmismo e proteger a economia".

Ao que parece, o filho do presidente da (suposta) República sequer leu a matéria, já que, logo na abertura, está escrito:

Nota da redação: Esta reportagem foi publicada em 28 de fevereiro, quando a Itália registrava 17 mortes por coronavírus. Desde então, o país mudou drasticamente a política para endurecer o isolamento e tentar estancar as milhares de mortes que colapsam o sistema de saúde.

Eis a postagem de Eduardo:

A propósito, o Conversa Afiada mostrou mais cedo como a Itália ignorou a quarentena antes de virar o epicentro do coronavírus na Europa. Leia a reportagem:

Na Itália, a irresponsável atitude de ignorar uma rigorosa quarentena ajudou o novo coronavírus a se espalhar pelo país, tornando-o epicentro da covid-19 na Europa. Reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira 25/III relata: "há um mês, quando o país registrava 17 mortos, o governo italiano decidiu mudar a estratégia contra o novo coronavírus para proteger a economia. À época, o país contava com 650 infectados, a maioria nas regiões da Lombardia e Vêneto, motores econômicos da Itália, e o primeiro-ministro Giuseppe Conte contestou as normas locais de fechamento de escolas, o que, segundo ele, 'contribuía para gerar o caos'”.

A matéria lembra que, na região da Lombardia, os bares que haviam sido fechados por prevenção reabriram dois dias depois. Quando o numero de mortes começou a subir exponencialmente, e Conte tentou controlar a situação decretando uma quarentena obrigatória, já era tare demais. Hoje, a Itália tem mais de 7,5 mil mortes causadas pelo novo coronavírus, o dobro do registrado na China. Somente nos últimos três dias o número de novos casos passou a crescer em um ritmo menos intenso, abaixo de 10% de novos casos por dia.

Nesta quarta, o primeiro-ministro italiano pediu que todos os países sejam rigorosos na luta contra a pandemia. "Ninguém pode aceitar, muito menos a Itália que está fazendo grandes sacrifícios para combater o vírus, que outros países não entendam essa necessidade de máxima atenção preventiva. Agora é a hora da responsabilidade", Conte, durante pronunciamento no Palácio do Montecitorio, sede da Câmara dos Deputados da Itália.