Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Irã não entregará caixas-pretas à Boeing ou aos EUA

Irã não entregará caixas-pretas à Boeing ou aos EUA

Acidente com aeronave da Ucrânia matou 176 pessoas em Teerã
publicado 08/01/2020
Comments
Destrocos.jpg

Destroços do Boeing 737-800 no local da queda, em um subúrbio de Teerã (Créditos: Sadegh Nikgostar/Agência FARS)

A Agência de Aviação Civil do Irã anunciou que não entregará à Boeing ou ao governo dos EUA as caixas-pretas da aeronave ucraniana que caiu logo após decolar do aeroporto de Teerã, capital iraniana, na manhã desta quarta-feira 8/I.

"Não daremos as caixas-pretas para o fabricante, nem para os norte-americanos", afirmou o diretor da agência, segundo a imprensa iraniana.

O acidente matou 176 pessoas de sete nacionalidades.

Autoridades do Irã e da Ucrânia, até agora, negaram qualquer relação entre a queda e a crise com os EUA.

Inicialmente, a embaixada ucraniana em Teerã afirmou em nota que o acidente foi causado por falhas em uma das turbinas do Boeing 737-800. "A possibilidade de um ataque terrorista ou de foguete pode ser descartada no momento", disse o governo da Ucrânia.

Horas depois, entretanto, uma segunda nota omitiu a informação sobre falha em um dos motores e afirmou que "as causas da queda do avião estão sendo esclarecidas".

Em tempo: por questões de segurança, as companhias aéreas Air France e Lufthansa suspenderam todos os seus voos para o Irã e Iraque por tempo indeterminado. A FAA - agência de aviação civil dos EUA - também proibiu aeronaves norte-americanas de circular na região.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , , ,