Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Irã afirma que Trump não arriscará "novo ataque idiota"

Irã afirma que Trump não arriscará "novo ataque idiota"

Rouhani: assassinato de general foi caso de "terrorismo internacional"
publicado 08/01/2020
Comments
Trump.jpg

Créditos: Flickr/Quapan

Durante uma reunião ministerial em Teerã nesta quarta-feira 8/I o presidente do Irã Hassan Rouhani classificou o ataque norte-americano contra o general Qassem Soleimani na última sexta-feira 3/I como um caso de terrorismo internacional com o objetivo de desestabilizar o governo iraniano. Entretanto, "os norte-americanos não alcançaram seus objetivos através deste ato criminoso", afirmou o presidente.

Rouhani afirmou acreditar que o ataque de Donald Trump contra o general iraniano teve objetivos eleitorais: "claro, é possível que essa ação tenha ocorrido por conta de questões internas nos Estados Unidos e na Casa Branca. Mas ela terá um resultado oposto ao esperado, assim que o povo dos EUA tomar conhecimento sobre o caso", disse.

Ele continuou: "acredito que a resposta aos Estados Unidos deve vir dos povos do Oriente Médio. Eles cortaram a mão do nosso querido general Soleimani. A resposta será cortar a perna da América da região".

A reunião aconteceu horas após os ataques da Guarda Revolucionária iraniana contra bases dos EUA no Iraque.

Também nesta quarta-feira o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, condenou a presença de tropas norte-americanas no Iraque e em outros países do Oriente Médio: "a presença corrupta dos Estados Unidos nesta região precisa ter um fim", afirmou.

Logo após a reunião ministerial, o porta-voz do governo iraniano Ali Rabiei afirmou que o país "irá reagir através de todos os meios políticos, legais e internacionais possíveis" contra a agressão do governo Trump.

Entretanto, ele afirmou crer que os ataques com mísseis da última noite serviram como um aviso: "acreditamos que os EUA, seu governo e Donald Trump não irão se envolver em um novo ataque idiota" contra o Irã.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: , ,