Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Governo Bolsonaro não reconhece vitória de Evo Morales

Governo Bolsonaro não reconhece vitória de Evo Morales

Chanceler Araújo se adiantou ao Trump!
publicado 26/10/2019
Comments
Chanceler.jpg

O chanceler e o presidente (Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo de Donald Trump ainda não se pronunciou a respeito da reeleição de Evo Morales na Bolívia.

Nem os aliados norteamericanos no Chile ou na Argentina.

O governo Bolsonaro, entretanto, já se adiantou.

Em mensagem no Twitter, o Itamaraty, sob a chefia do ministro Ernesto Araújo, afirmou que não irá reconhecer, por enquanto, o resultado das eleições bolivianas.

"Considerando-se as tratativas em curso entre a OEA e o governo da Bolívia para uma auditoria completa do primeiro turno das eleições naquele país, o Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final", diz a postagem.

Com 99,99% das urnas apuradas, Evo Morales foi reeleito no primeiro turno, com 47,07% dos votos válidos.

O principal nome da oposição, o ex-presidente Carlos Mesa, obteve 36,51%.

Na Bolívia, para um candidato obter a vitória no primeiro turno, basta conseguir ao menos 40% dos votos, além de uma vantagem superior a dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado - diferente do sistema brasileiro, em que é necessário obter 50% + 1 dos votos.

Ainda assim, a direita boliviana falou em "fraude eleitoral".

Quis montar um novo "Caso Proconsult" no país andino - sem qualquer prova de qualquer irregularidade.

A oposição tem a pretensão de realizar um segundo turno à força e organizou protestos em diversas cidades. Em uma semana 29 pessoas ficaram feridas e 57 foram detidas em manifestações em todo o país.

O presidente Evo Morales rejeita as acusações de fraude e dedicou sua vitória às populações indígenas e aos camponeses - grupos que votam majoritariamente em seu partido desde 2005, quando foi eleito presidente pela primeira vez.

"Lamentavelmente, em nossa história, havia o costume de excluir e ignorar os direitos do movimento indígena e campesino. Hoje, a História se repete com alguns setores que querem discriminar o voto do campo que nos deu a vitória”, escreveu o presidente em seu Twitter.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: