Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Fachin abre inquérito para saber se Cunha comprou votos para virar presidente da Câmara

Fachin abre inquérito para saber se Cunha comprou votos para virar presidente da Câmara

PGR: ele foi eleito para fazer "contraponto a Dilma"
publicado 18/11/2019
Comments
Untitled-5.jpg

(Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu inquérito na semana passada para apurar se o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos para se eleger presidente da Câmara em 2014. O caso deve ser encaminhado nesta segunda-feira 18/XI à Presidência do STF, que decidirá se o processo deve ou não ter um novo relator.

Informações sobre supostas irregularidades na eleição foram reveladas na delação premiada do ex-executivo da J&F Ricardo Saud. A investigação envolve, além do próprio Cunha, 17 políticos.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), o grupo recebeu R$ 30 milhões no ano de 2014 para que Eduardo Cunha fosse eleito "para fazer contraponto à então presidente Dilma Rousseff". Como presidente da Câmara, ele foi fundamental para levar adiante o golpe de 2016. Após não receber apoio de parlamentares do PT em meio a processos para a cassação de seu mandato, Cunha deu prosseguimento um dos pedidos de impeachment da Presidenta Dilma no final de 2015.

Ele está preso no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!