Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula não vai sair da cadeia para se despedir de Vavá

Lula não vai sair da cadeia para se despedir de Vavá

Decisão de Toffoli não serviu para nada!
publicado 30/01/2019
Comments
Sem Título-3.jpg

Enterro de Vavá, na tarde desta quarta-feira, 30/I, em foto de Ricardo Stuckert

Do G1:

O corpo de Genival Inácio da Silva, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi enterrado no início da tarde desta quarta-feira (30) no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista. Conhecido como Vavá, ele tinha 79 anos e morreu na terça (29), vítima de câncer.

O corpo foi velado durante a manhã. Em seguida, foi levado para uma capela no mesmo cemitério, onde foi realizada uma cerimônia religiosa com parentes, amigos e integrantes do PT e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Estiveram na cerimônia a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o vereador Eduardo Suplicy, os ex-prefeitos Fernando Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo), Frei Betto, entre outros.

Decisão de Toffoli

 

A defesa de Lula conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a autorização para que o ex-presidente se encontrasse com familiares em São Bernardo. O ex-presidente está preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A decisão de liberar Lula para ir à cidade do ABC foi proferida pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, de plantão no recesso do Judiciário. Ela saiu pouco antes de o corpo de Vavá ser sepultado.

Toffoli assegurou o direito de Lula de se encontrar com os familiares em unidade militar em São Bernardo, com a possibilidade de que o corpo de Vavá fosse levado até lá.

"Por essas razões, concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar, ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da família", decidiu o presidente do Supremo.

Parentes e integrantes do PT presentes no sepultamento consideraram a decisão tardia. "Eu preciso dar risada. A lei disse que pode vir. No regime militar, minha vó morreu e foi enterrada nesse cemitério, e ele [Lula] veio. Agora, que vivemos em uma democracia, a Justiça não permite por 'N' motivos. Criaram uma série de motivos. É uma piada", disse Edson Inácio da Silva, filho de Vavá.

O ex-ministro Gilberto Carvalho disse que o ex-presidente não irá a São Bernardo. "É lamentável que a decisão só tenha saído a essa hora. É totalmente inviável", disse. "O Lula com muita dignidade agradeceu, mas não vem, não faz sentido mais."

Ele elogiou a decisão de Toffoli. "Nós somos gratos a ele nesse sentido. Ele faz uma crítica correta à crueldade da juíza, ao cinismo da Polícia Federal, que alegou razões logísticas e de segurança para impedir um direito do presidente Lula. Contra Lula não há limite, não vamos nos iludir. Eles farão de tudo para quebrar a espinha dorsal do presidente", acrescentou.

(...)

registrado em: , , , ,